O acordo resultou em um investimento de R$ 1 milhão e na participação da Ibrafe em eventos por todo o mundo
O Brasil quer abrir mercados no exterior para o feijão e o gergelim produzidos no território. O Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe) firmou uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no fim da última semana para trabalhar a imagem dos produtos brasileiros em diversos países.
O acordo resultou em um investimento de R$ 1 milhão e prevê a participação da cadeia produtiva em feiras pelo mundo. Um dos objetivos da iniciativa é negociar as tarifas que existem alguns países para a compra desses produtos e a intenção é zerar ou reduzir essas taxas para que o Brasil consiga vender mais para os clientes.
O presidente do Ibrafe, Marcelo Lüders, comenta que esse tipo de ação pretende evitar que os produtores brasileiros continuem sofrendo com as fortes oscilações do mercado, o que acaba desestimulando o plantio. Além disso, com o cenário mundial complexo pela guerra no Leste Europeu e a alta nos custos de produção, a expectativa é que haja prejuízo nas vendas brasileiras; com uma maior clientela no exterior, evita-se, assim, um desânimo na cadeia.
Fonte da notícia: https://globorural.globo.com/Noticias/CBN-Agro/noticia/2022/07/brasil-planeja-exportacao-de-feijao-e-gergelim.html